Os
Princípios Essenciais
A procura por melhores resultados é algo
imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário
cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização
quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de
consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais
ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais
iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações
atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão,
Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players.
MISSÃO
“Eis um teste para saber se você terminou sua missão na
Terra: se você está vivo, não terminou”. Richard Bach
A missão
é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou
seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa
produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos
clientes e demais stakeholders.
De
acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão
ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda
missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Algumas
definições:
“A
missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).
“A
Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani,
Deutscher e Lopes).
“Missão:
razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa
atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).
Exemplos
de missão:
- Fiat
Desenvolver,
produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e
tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade
do negócio.
- HSBC
Garantir
a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor
para clientes e acionistas.
- Gerdau
Gerar
valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na
indústria do aço de forma sustentável.
VISÃO
“Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo
ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria
visão”. Ayn Rand
A visão
é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que
direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion
define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado
futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se
alcançar isso".
Em suma,
a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende
percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e,
ainda, de como ela espera ser vista por todos.
Algumas
definições:
“Uma
imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o
cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)
“Articulações
das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)
“Algo
que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)
Exemplos
de visão:
- Fiat
Estar
entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em
produtos e serviços automobilísticos.
- HSBC
Ser o
melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas
e colaboradores.
- Gerdau
Ser
global e referência nos negócios em que atua.
VALORES
“Dou valor as coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo
que significam”. Gabriel Garcia Marques
Os
valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de
conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett,
ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem”
e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser
definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto
de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a
sua volta.
Algumas definições:
“Uma
crença que orienta julgamentos e ações por meio de objetivos específicos e
imediatos”. (Rokeach).
“Desejáveis...
metas... que operam como princípios que orientam a vida de uma
pessoa”. (Schwartz).
“Princípios
que guiam a vida da organização”. (Tamayo e Mendes).
Exemplos
de valores:
- Fiat
Satisfação
do cliente
Ele é a
razão da existência de qualquer negócio.
Valorização
e respeito às pessoas
São as
pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
Atuar
como parte integrante do Grupo Fiat
Juntos
nossa marca fica muito mais forte.
Responsabilidade
social
É a
única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
Respeito
ao Meio Ambiente
É isso
que nos dá a perspectiva do amanhã.
- HSBC
Nossa
conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
Nossa
comunicação deve ser clara e precisa;
Nosso
gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
Nosso
relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na
responsabilidade e confiança entre as partes.
- Gerdau
Ter a
preferência do CLIENTE
SEGURANÇA das pessoas acima de tudo
PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas
EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE
Foco em RESULTADOS
INTEGRIDADE com todos os públicos
SUSTENTABILIDADE
econômica, social e ambiental
Referências:
Costa
Junior, E. L. Gestão de processos produtivos.
Curitiba: Ibpex, 2008
Sites
consultados
http://www.fiat.com.br/
http://www.hsbc.com.br/
http://www.gerdau.com.br/
Fonte: INFOESCOLA
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