Ályca Educadora

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sábado, 3 de maio de 2014

Aula Introdutória

1-    CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO

a)      MERCADO
É o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Em qualquer mercado uma das variáveis chave é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários.

Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumenta a sua oferta. Desta forma será estabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a reduzir os preço afim de reduzir os seus stocks; desta forma, com preços mais baixos, mais compradores procurarão o bem. Novamente é assim restabelecido o equilíbrio de mercado.
Tipos de mercado

Monopólio
Um único ofertante e vários demandantes, é a pior forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os preços são manipulados de acordo com o ofertante.

Oligopólio
Poucos ofertantes e vários demandantes, frequentemente a um bom número de competidores no mercado, mas não tantos para considerar cada um deles como tendo um efeito desprezível sobre os preços. Portanto também não é uma estruturação de mercado bem vista para nós economistas. A diferença prática em relação ao monopólio é uma maior dificuldade quanto a combinação de preços. Nesse tipo de mercado a incidência de carteis e/ou divisão do mercado é maior e até certo ponto comum.

Monopsônio
Vários ofertantes um demandante. A análise é semelhante ao do monopólio mas com a ideia invertida. No entanto, na prática o demandante estipula um preço máximo para compra do produto em questão.

b) CICLO COMERCIAL
·         Todo produto é desenvolvido para suprir uma necessidade dos seres humanos, trazendo conforto, status e aceitação em um grupo
·         Existem quatro etapas em sua vida útil, que devem ser planejadas para que se obtenham os melhores resultados, o chamado ciclo de vida:
1 - Lançamento: após o lançamento, há um crescimento lento das vendas. Essa fase demanda grandes investimentos.
2 - Crescimento: se o produto é bem aceito pelo mercado, ocorre um crescimento nas vendas, que se reflete nos lucros obtidos.
3 - Maturidade: período com diminuição do crescimento das vendas, quando a maioria dos clientes potenciais já foi conquistada.
4 - Declínio: forte queda das vendas e desaparecimento dos lucros.
·         Para obter o melhor aproveitamento em cada etapa do ciclo de vida do produto e evitar prejuízos no fim de sua vida útil, é preciso estar atento a alguns fatores, como:
·         - Planejar a estratégia do produto considerando que sua vida útil é limitada;
·         - Criar diferentes estratégias de venda para as diversas fases do produto no que diz respeito ao marketing, às finanças, à logística, à produção, às compras e ao pessoal;
·         - Considerar que os lucros crescem e diminuem ao longo dos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.




c)      CONCORRÊNCIA
Corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem ou serviço actuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objectivo para o seu negócio – lucros, vendas e/ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.
Pura
É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afecta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores. É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos. Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura económica.
Imperfeita
Situação de mercado entre a concorrência perfeita e o monopólio absoluto - e que, na prática, corresponde à grande maioria das situações reais. Caracteriza-se sobretudo pela possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por vários meios
BIBLIOGRAFIA
·         http://www.sebrae.com.br/


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