1-
CONCEITOS DE
EMPREENDEDORISMO
a)
MERCADO
É o local no qual agentes econômicos procedem à
troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem
a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. Em qualquer mercado uma das
variáveis chave é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários.
Funcionam como indicadores quer para os compradores,
quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço
aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumenta a
sua oferta. Desta forma será estabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro
lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a
reduzir os preço afim de reduzir os seus stocks; desta forma, com preços mais
baixos, mais compradores procurarão o bem. Novamente é assim restabelecido o
equilíbrio de mercado.
Tipos de mercado
Monopólio
Um único ofertante e vários demandantes, é a pior
forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os
preços são manipulados de acordo com o ofertante.
Oligopólio
Poucos ofertantes e vários demandantes,
frequentemente a um bom número de competidores no mercado, mas não tantos para
considerar cada um deles como tendo um efeito desprezível sobre os preços.
Portanto também não é uma estruturação de mercado bem vista para nós economistas.
A diferença prática em relação ao monopólio é uma maior dificuldade quanto a
combinação de preços. Nesse tipo de mercado a incidência de carteis e/ou
divisão do mercado é maior e até certo ponto comum.
Monopsônio
Vários ofertantes um demandante. A análise é
semelhante ao do monopólio mas com a ideia invertida. No entanto, na prática o
demandante estipula um preço máximo para compra do produto em questão.
·
Todo produto é
desenvolvido para suprir uma necessidade dos seres humanos, trazendo conforto,
status e aceitação em um grupo
·
Existem quatro
etapas em sua vida útil, que devem ser planejadas para que se obtenham os
melhores resultados, o chamado ciclo de vida:
1
- Lançamento: após o lançamento, há um crescimento lento das vendas. Essa fase
demanda grandes investimentos.
2
- Crescimento: se o produto é bem aceito pelo mercado, ocorre um crescimento
nas vendas, que se reflete nos lucros obtidos.
3
- Maturidade: período com diminuição do crescimento das vendas, quando a
maioria dos clientes potenciais já foi conquistada.
4
- Declínio: forte queda das vendas e desaparecimento dos lucros.
·
Para obter o
melhor aproveitamento em cada etapa do ciclo de vida do produto e evitar
prejuízos no fim de sua vida útil, é preciso estar atento a alguns fatores,
como:
·
- Planejar a
estratégia do produto considerando que sua vida útil é limitada;
·
- Criar
diferentes estratégias de venda para as diversas fases do produto no que diz
respeito ao marketing, às finanças, à logística, à produção, às compras e ao
pessoal;
·
- Considerar que
os lucros crescem e diminuem ao longo dos diferentes estágios do ciclo de vida
do produto.
c)
CONCORRÊNCIA
Corresponde
à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um
determinado bem ou serviço actuam de forma independente face aos
compradores/consumidores, com vista a alcançar um objectivo para o seu negócio
– lucros, vendas e/ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos,
tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.
Pura
É
um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores e de compradores,
de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afecta
os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio, que
também não é alterado pelos compradores. É um mercado "atomizado",
pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos.
Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação
entre oferta e procura, interferência predominante de compradores ou vendedores
isolados. Os capitais podem então, circular livremente entre os vários ramos e
sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada
conjuntura económica.
Imperfeita
Situação
de mercado entre a concorrência perfeita e o monopólio absoluto - e que, na
prática, corresponde à grande maioria das situações reais. Caracteriza-se
sobretudo pela possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os
preços por vários meios
BIBLIOGRAFIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário